“A Conferência Nacional das Cidades é uma grande oportunidade de debatermos as cidades que queremos e o sucesso das estratégias depende da participação popular”. Esta é a convocação do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hailton Madureira, para mobilizar a população a discutir o planejamento urbano dos municípios a longo prazo. Em agosto deste ano, após uma década de pausa, o Ministério das Cidades realiza 6ª edição do evento. As etapas municipais preparatórias para a Conferência Nacional das Cidades devem ser realizadas até 31 de abril.
Segundo Madureira, as etapas municipais dos debates sobre as cidades são fundamentais para a construção de cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis. “É muito importante que o debate sobre a política de desenvolvimento urbano das cidades aconteça nos municípios e que a população se engaje, para que possamos construir, em agosto, na Conferência das Cidades, um debate amplo e maduro sobre desenvolvimento urbano. A conferência começa aí”, reforçou.
A iniciativa tem sido conduzida pelo Conselho das Cidades, o ConCidades, órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Criado em 2004, o Conselho estava desativado desde 2017 e foi retomado pela atual gestão em 2023. O ConCidades representa uma instância de comunicação plural, com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre o desenvolvimento urbano sustentável.
Confira o passo a passo para a realização destes encontros pelo link.
Ministério das Cidades