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MEC reabre preenchimento do Diagnóstico das Escolas 2024

Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), reabriu o Diagnóstico das Escolas 2024 para o preenchimento por parte das redes de ensino e de gestores escolares. Com a medida, a pasta receberá respostas a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro. Assim, todas as escolas poderão participar e contribuir com informações que serão utilizadas para o aprimoramento das políticas educacionais que envolvem a educação básica. Para participar, diretores devem acessar a plataforma PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

A reabertura do prazo atende a pedidos das redes de ensino e de gestores escolares que, por causa das férias escolares e das mudanças de gestão nas redes e escolas, não tiveram tempo hábil para responder ao Diagnóstico. “Esse é um período de transições que podem gerar desafios logísticos e administrativos e, por isso, foi estendido o prazo para envio das respostas, permitindo que todos possam participar de forma completa e assertiva. Até o momento, mais de 84 mil respostas já foram enviadas por escolas de todo o Brasil”, disse Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB. 

Diagnóstico – O estudo é uma ferramenta criada para mapear as necessidades, as realidades e os desafios enfrentados pelas escolas, permitindo a criação de políticas mais eficientes e direcionadas para a melhoria da educação no país. Nesse sentido, sua contribuição é importante para o MEC ter um panorama completo da educação no Brasil e garantir um planejamento mais eficaz.  

O diagnóstico está organizado em 11 blocos e 26 temas que proporcionam a identificação de lacunas, o que é fundamental para subsidiar o gestor na tomada de decisões. O Diagnóstico das Escolas é realizado a partir de recortes conceituais da realidade da escola que direcionam o olhar para aspectos relevantes do funcionamento da instituição. Os dados também serão utilizados pelo MEC para tomada de decisões mais assertivas na elaboração de ações e políticas.  

By EncontrodasAguas

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