Nesta terça-feira (11), uma comitiva da Suframa visitou as instalações da FCC do Brasil, empresa localizada na rua Mogno, no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. A visita teve como objetivo discutir estratégias de expansão da empresa, além do fortalecimento da relação institucional e do incentivo à inovação tecnológica no Polo Industrial de Manaus (PIM).
A FCC do Brasil foi estabelecida em julho de 1998 e iniciou a produção no PIM em 1999, dedicando-se à fabricação e venda de embreagens para motocicletas e posteriormente começou a produzir também peças de embreagens para veículos de quatro rodas. Atualmente a empresa conta com 428 colaboradores no Brasil. A FCC do Brasil é uma subsidiaria da F.C.C. Co. Ltda., fundada em junho de 1939 em Hamamatsu, no Japão, e atualmente conta com 29 bases operacionais ao redor do mundo.
Durante a visita, a empresa demonstrou interesse em expandir os negócios utilizando tecnologia própria para novos seguimentos. Para isso, solicitou apoio da Suframa na indicação para fornecimento de peças a novas empresas, visando a ampliar a aplicação de sua nova tecnologia. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou que 59 novos projetos de implantação já estão em andamento e que outras empresas manifestaram interesse em se estabelecer na Zona Franca de Manaus.
Outro ponto abordado foi a participação da FCC na política de ESG (Environmental, Social and Governance), com Bosco Saraiva convidando a empresa a prestigiar o evento sobre o tema que será realizado na sede da Autarquia no dia 21 de março. Também foi discutida a reforma tributária e a manutenção dos incentivos fiscais até 2073, destacando-se a importância da preservação ambiental e da agregação de valor sustentável à produção da ZFM nos próximos anos.
A equipe da Suframa foi recebida pelo CEO da FCC do Brasil, Shinya Fujii, pelo gerente da Controladoria Nobuhiko Chikaraishi, o gerente de Produção, Qualidade e Engenharia, Jonathan Fujihara Gomes, a gerente de RH e Comercial, Lisangela Valente, o chefe da Controladoria, Clayson Alves, e também o chefe de Produção, Daniel Nunes.
A comitiva da Autarquia foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de desenvolvimento e inovação tecnológica, Waldemir Vieira, o superintendente-adjunto de administração, Carlito Sobrinho, o auditor chefe, Damon Castro, o coordenador-geral de comercio exterior e assuntos internacionais, Arthur Lisboa, e o gerente de projetos da superintendência-adjunta e executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.